Yoshihide Suga é eleito novo premier do Japão

Yoshihide Suga assume o cargo de premier após Shinzo Abe renunciar (Foto: EPA / Ansa - Brasil)

TÓQUIO – O Parlamento do Japão elegeu Yoshihide Suga como novo primeiro-ministro do país nesta quarta-feira, 16. O conservador substitui o atual premier, Shinzo Abe, que renunciou ao cargo depois de oito anos alegando motivos de saúde.

O atual chefe de Gabinete do governo nacional obteve 314 dos 465 votos disponíveis na câmara baixa e, pouco depois, seu nome foi confirmado pela câmara alta. Atualmente, o Partido Liberal Democrata (PLD) – do qual foi eleito líder nesta semana – e o Komeito formam a coalizão governista.

O novo premier, que tem 71 anos, prometeu que continuará com o programa de reformas iniciado por seu antecessor (conhecido como Abenomics), que inclui uma política monetária expansiva, um aumento na despesa pública e o incentivo para que o setor privado faça mais investimentos na nação.

Suga definiu ainda como prioritárias a luta contra os efeitos sanitários, econômicos e sociais do novo coronavírus  e a aprovação de novas medidas para a retomada da economia japonesa.

Após apresentar sua lista de ministros, o novo chefe do Executivo irá se reunir com o imperador Naruhito. Ele deve permanecer no cargo até o fim natural dessa legislatura, em setembro de 2021.

A trajetória de Suga é bem diferente de seus antecessores, que veem de famílias com longa tradição na política japonesa.

Natural de Akita, o novo premier é filho de um cultivador de morangos e de uma professora e começou a carreira na política longe da capital. No entanto, por conta de uma postura sempre calma, bastante discreta e por ter se transformado em uma espécie de braço direito de Abe, acabou tornando-se um nome forte dentro do PLD.

Na MANCHETE USA, dezenas de jornalistas trabalham para levar a você as informações apuradas com mais cuidado e para cumprir sua missão de serviço público. Se quiser apoiar nosso jornalismo e ter acesso ilimitado, pode fazê-lo aqui por US$12.99 por um semestre de nossos boletins exclusivos.