Trump diz que assinará ordem de imigração com caminho para a cidadania de ‘Dreamers’

MIAMI – O presidente Donald Trump disse nesta sexta-feira, 10, que assinará uma ordem executiva sobre imigração nas próximas semanas, abrindo caminho para a cidadania de migrantes beneficiários do DACA, jovens que estão nos Estados Unidos ilegalmente, mas que chegaram ao país quando crianças.

O presidente não deixou claro quais outros pontos serão incluídos na ordem executiva, mas em uma entrevista à rede de TV em espanhol Telemundo, Trump disse que um aspecto da medida envolverá Ação Diferida para Chegadas de Infância (DACA), o programa que protege centenas de milhares de imigrantes – geralmente chamados de “Sonhadores” – da deportação.

“Eu vou fazer uma grande ordem executiva. E eu vou fazer do DACA parte disso”, disse Trump. “Nós vamos ter um caminho para a cidadania.”

A Suprema Corte dos EUA no mês passado promoveu um grande revés nas políticas de imigração de Trump, bloqueando sua tentativa de acabar com o DACA, que foi criado em 2012 por seu antecessor, o democrata Barack Obama.

A decisão não impediu Trump de tentar novamente encerrar o programa. Mas seu governo pode ter dificuldade em rescindir o contrato – e vencer qualquer batalha judicial subsequente – antes da eleição de 3 de novembro, na qual ele está buscando um segundo mandato.

As declarações de Trump foram repreendidas imediatamente por seu colega republicano, o senador Ted Cruz, que escreveu em um post no Twitter que “seria um enorme erro se Trump tentar expandir ilegalmente a anistia”.

Cruz destacou que uma ordem executiva não pode permitir uma anistia, pois essa precisaria da anuência do Congresso. 

 

*Todos os direitos autorais reservados. Para reproduzir essa matéria é obrigatório citar a fonte e incluir um link para o Portal Manchete USA.

Na MANCHETE USA, dezenas de jornalistas trabalham para levar a você as informações apuradas com mais cuidado e para cumprir sua missão de serviço público. Se quiser apoiar nosso jornalismo e ter acesso ilimitado, pode fazê-lo aqui por US$12.99 por um semestre de nossos boletins exclusivos.