RMV exige carteira válida para registrar carros em Massachusetts

Foto Montagem: BM News/CV

BOSTON – O Departamento de Registro de Veículos (RMV) de Massachusetts mudou há pouco mais de um ano o software de registro de carros, atendendo às novas exigências do Real ID, e o sistema foi preparado também para reconhecer apenas carteiras internacionais válidas com a apresentação do documento original. No caso de carteiras do Brasil a situação ainda é mais complicada porque a agência mantém conexão online com o Detran.

A parceria com o Detran supri uma necessidade da RMV para reconhecer as carteiras válidas. Segundo a agente de seguros Stephanie Miranda, da Miranda Services, o brasileiro foi punido devido ao número de fraudes.

“Muitos brasileiros adulteravam as datas de expedição e vencimento das carteiras e levavam apenas as cópias. Quando a RMV desconfiou e checou junto ao Detran percebeu que muitas eram fraudadas”, disse.

Stephanie lembra que a origem dos problemas com a carteira do Brasil surgiu após um acidente com vítimas. “Descobriram que o motorista tinha a carteira adulterada.”

Um funcionário da RMV que pediu para manter seu nome em sigilo acredita que ‘as fraudes tenham sido cometidas com a conivência de donos de lojas de carros e de agências de seguro’.

“A pessoa comprava um carro e os despachantes traziam apenas as cópias dos documentos mas saíam daqui com o registro e a placa do automóvel nas mãos. Não há credibilidade alguma nisso. Acho que muitos proprietários de carros nem sabem o que está acontecendo”, afirma.

REAL ID

O prazo para obter uma carteira de motorista compatível com o Real ID está se aproximando rapidamente. A partir de 1º de outubro de 2021, você precisará de um documento de identidade aceito pelo governo federal para embarcar em voos domésticos e entrar em bases militares ou prédios federais que exijam identificação.

Em tempo: o passaporte válido também poderá ser usado em voos domésticos.

O prazo original para obter a Real ID era 1º de outubro de 2020, mas ele foi adiado por um ano devido à pandemia da Covid-19.

O Real ID Act foi criado no pós-setembro 11, 2001, lei de 2005 que estabelece padrões de segurança para licenças.

A carteira Real ID é marcada por uma estrela na parte superior e automaticamente reflete o status da pessoa no país, seja ela cidadã ou em situação imigratória regular.