Notícias

Congresso dos EUA vota financiamento e dívida do governo em semana desafiadora

Notícias
Congresso dos EUA vota financiamento e dívida do governo em semana desafiadora

WASHINGTON - O Congresso dos Estados Unidos enfrenta uma batalha nesta segunda-feira, 27, quando abre uma semana de negociação do financiamento e da dívida do governo que ainda pode incluir ações sobre a pauta social abrangente do presidente Joe Biden se os democratas resolverem desavenças internas sobre o pacote.

Na noite desta segunda-feira, o Senado realizará uma votação regimental sobre uma legislação já aprovada pela Câmara dos Deputados para financiar o governo federal até 3 de dezembro e suspender o limite de empréstimo da nação até o final de 2022.

Se os republicanos bloquearem a medida, como esperado, os democratas terão que encontrar outra maneira de manter o governo funcionando depois de quinta-feira, quando os recursos atuais terminam. Os parlamentares também terão que decidir como elevar o teto da dívida para afastar o risco de calote.

Os democratas estão ansiosos para evitar tal drama agora que tentam projetar competência depois dos quatro anos da Presidência caótica do republicano Donald Trump. Na sexta-feira, o Centro de Políticas Bipartidárias disse que o Departamento do Tesouro dos EUA provavelmente esgotará totalmente sua autorização para obter empréstimos em algum momento entre 15 de outubro e 4 de novembro.

Para aumentar a complexidade, os democratas da Câmara enfrentam uma votação do projeto de lei de infraestrutura de US$ 1 trilhão aprovado pelo Senado com apoio republicano considerável para custear estradas, pontes, aeroportos, escolas e outros projetos.


Outras Notícias