Menino de 10 anos é abandonado na fronteira ao tentar migrar para os EUA

(Foto: Reprodução TV/ NBC)

LA GRULLA – Um menino de 10 anos foi encontrado sozinho pela Patrulha da Fronteira dos Estados Unidos em uma estrada rural perto de La Grulla, no Texas. O menor da Nicarágua contou que foi abandonado por um grupo maior e estava sem seus pais. Quando acordou, percebeu que tinha sido deixado para trás pelos companheiros de viagem.

Ele  foi transferido para o Departamento de Saúde e Serviços Humanos, Escritório de Reassentamento de Refugiados.

Não se trata de um caso isolado. O mês de março bateu recorde no número de crianças desacompanhadas por pais nas fronteiras norte-americanas. Dados federais mostram que cerca de 19 mil crianças desacompanhadas estavam sob custódia do governo americano

A política definida pelo novo presidente dos Estados Unidos, John Biden, é de expulsar do país os imigrantes ilegais, exceto os menores de idade que estejam desacompanhados. A decisão, que vai contra ao que foi proposto por Donald Trump no ano passado, resultou em crianças sendo mantidas em postos de patrulha com superlotação por um tempo muito além do limite legal de 72 horas.

Biden culpou o antigo governo pela negligência com os países da América Central e seus problemas básicos, como fome e baixa qualidade de vida, o que, para ele, influencia diretamente nas migrações para os EUA.

“É inescrupuloso que alguém abandone essas crianças pequenas. Os responsáveis ​​devem ser processados ​​agressivamente”, afirmou o chefe da patrulha, Aaron Heitke, em um comunicado oficial.