Isaías perde força e se aproxima da Flórida como tempestade tropical

MIAMI – Isaías perdeu a força de furacão e se aproxima da costa da Flórida como tempestade tropical com ventos de 65 mph (105 km/h). O fenômeno estava localizado na manhã deste domingo, 2, a 39 milhas de West Palm Beach e a 155 milhas de Cape Canaveral, com ventos de tempestades tropicais que se estendiam por 115 milhas, informou o Centro Nacional de Furacão (NHC) em seu boletim às 8 horas.

A tempestade está se deslocando para noroeste a 8 mph (13 km/h) e a previsão é que ela contorne ainda hoje a costa leste da Flórida, podendo atingir o continente através do Condado de Brevard entre a noite de domingo e a manhã de segunda-feira.

“Marés altas e ondas fortes e muito agitadas se espalharão do sul ao norte da Flórida até segunda-feira”, adiantou o Serviço Nacional de Meteorologia (NWS).

Tropical Storm Isaias cone of uncertainty as of 8 a.m. Sunday, August 2, 2020.

“As chuvas vão se fortalecer na direção norte, aumentando em frequência e intensidade”, disse o meteorologista da FOX 35, Jayme King.

Em Orlando as rajadas de vento podem chegar a 30 mph (48 km/h) durante o dia, mas podem aumentar à medida que a tempestade se aproxima domingo à noite. Durante o dia, a costa deve registrar rajadas superiores a  39 mph (80 km/h).

A tempestade atingiu Bahamas no sábado com ventos sustentados de até 85 mph (136 km/h) antes de perder força no caminho para o sul dos Estados Unidos.

Furacão e pandemia

Isaías chega em um momento em que a Flórida contabiliza índices recordes de contaminação por corornavírus.

O governador Ron DeSantis informou ter declarado emergência nos Condados da costa leste do estado. Ele também recomendou à população que “permaneça vigilante” e pediu aos moradores para garantirem que “tenham um plano de comida, água e remédios para sete dias”.

Já o prefeito de Miami-Dade, Carlos Giménez, disse que o Condado possui 20 abrigos que ainda não foram ativados.

Giménez disse que, em caso de os abrigos serem necessários — instalados normalmente em ginásios escolares —, as pessoas que testarem positivo para o coronavírus serão albergadas nas salas de aula, uma área que geralmente não se habilita.

“Sim, temos que tomar precauções adicionais devido ao Covid-19”, disse, informando que foram distribuídas máscaras e desinfetantes.

O Condado de Volusia, que inclui Daytona Beach, abriu três abrigos na manhã deste domigo e o uso de máscaras é obrigatório, destacou a prefeitura.

No sábado, 1, a Flórida registrou mais 9.642 casos do novo coronavírus, o total chega a 480.028. O número de mortes cresceu em 179 e soma 7,022 desde o início da pandemia em março.

 

Na MANCHETE USA, dezenas de jornalistas trabalham para levar a você as informações apuradas com mais cuidado e para cumprir sua missão de serviço público. Se quiser apoiar nosso jornalismo e ter acesso ilimitado, pode fazê-lo aqui por US$12.99 por um semestre de nossos boletins exclusivos.