EUA anunciam vacinação contra Covid-19 para maiores de 16 anos

(Foto: BM)

WASHINGTON – Os Estados Unidos anunciaram que conseguiram vacinar metade da população adulta com pelo menos uma dose do imunizante anticovid e começa nesta segunda-feira, 19, a aplicar os fármacos em todas as pessoas com mais de 16 anos.

O país já imunizou parcialmente 50,4% das pessoas com mais de 18 anos, enquanto 32,5% já estão totalmente vacinadas. O índice sobe para 65,9% entre as pessoas com mais de 65 anos.

Mais de 131,2 milhões de pessoas receberam pelo menos uma dose da vacina nos EUA.

O aumento dos novos casos diários, no entanto, levou o assessor médico da Casa Branca, Anthony Fauci, a advertir no domingo que o país continua em uma situação “precária”.

Apesar da aplicação da vacina do grupo Johnson & Johnson ter sido suspensa na terça-feira passada, após o anúncio dos casos de seis mulheres – uma delas faleceu – que desenvolveram graves coágulos sanguíneos depois que receberam o fármaco, Fauci afirmou que este imunizante em breve voltará a ser utilizado, possivelmente com algumas restrições ou advertências sobre o uso.

“Há vacinas suficientes para todos os americanos. Isto é absolutamente indiscutível”, declarou na semana passada o presidente Joe Biden.

* Com Agências