Especialistas da OMS chegam a Wuhan para estudar origem do coronavírus

Membros da equipe da Organização Mundial da Saúde (OMS) encarregada de investigar as origens da pandemia do coronavírus sentam em um ônibus antes de deixar aeroporto de Wuhan (Foto: Reuters)

WUHAN – A equipe de especialistas da Organização Mundial da Saúde (OMS) encarregada de investigar a origem do coronavírus chegou nesta quinta-feira, 14, à cidade chinesa de Wuhan, berço da epidemia, segundo imagens ao vivo da televisão pública CGTN.

Esta visita é extremamente sensível para Pequim, preocupada em descartar qualquer responsabilidade na pandemia que já causou quase dois milhões de mortes no mundo.

Prevista inicialmente para a semana passada, a viagem foi adiada no último minuto por não ter todas as autorizações necessárias. Os especialistas terão que respeitar uma quarentena de duas semanas em território chinês.

Bloqueados

Além disso, dois dos especialistas da equipe estão bloqueados em Singapura para se submeterem a um novo teste de Covid-19. Eles testaram positivo para anticorpos IgM (imunoglobulinas M), uma forma de anticorpo que o corpo gera em reação ao vírus. Deverão, portanto, serem submetidos a um novo teste para confirmar esses anticorpos e de outra classe, denominada IgG (imunoglobulinas G).

“A equipe internacional de 13 cientistas encarregada de examinar as origens do vírus chegou a Wuhan, na China, hoje (…) Dois cientistas ainda estão em Singapura para fazer testes” de coronavírus, disse a OMS em uma mensagem no Twitter.

A Organização explicou que “todos os membros da equipe foram submetidos a diversos testes e a testes de anticorpos em seus países de origem”.

A equipe da OMS é formada por cientistas de diferentes nacionalidades. Os especialistas devem respeitar uma quarentena de duas semanas ao chegar ao país.

A visita é muito delicada para as autoridades chinesas, que querem se dissociar de qualquer responsabilidade nesta pandemia que já ceifou quase dois milhões de vidas em todo mundo.

A missão, que deveria ter desembarcado na semana passada, foi cancelada no último minuto porque a equipe não apresentou todas as autorizações necessárias.