Consulado do Brasil de Boston divulga datas para as Olimpíadas de Português

Faixada do Consulado do Brasil em Boston

BOSTON – O Consulado-Geral do Brasil em Boston divulgou nesta semana as regras e data para as Olimpíadas de Português como Língua de Herança (PLH) com o objetivo de incentivar o interesse das crianças e adolescentes brasileiros no estudo pelo idioma. As provas começam em maio mas as inscrições já podem ser feitas.

Para se inscrever o jovem deve morar no perímetro da jurisdição do Consulado de Boston: Massachusetts, New Hampshire, Maine e Vermont. As inscrições são online e as categorias divididas em duas etapas: 9 a 11 anos e 12 a 15. Vale a idade que o participante terá em 8 de maio deste ano.

As olimpíadas são organizadas pelo consulado, por um representante do Conselho Cidadão e uma professora que será responsável pela correção das provas.

O processo será em duas etapas: na primeira (eliminatória e classificatória) haverá a aplicação de uma prova de perguntas de resposta aberta e, na segunda, uma redação. Os resultados serão divulgados em 4 de junho (primeira etapa) e 6 de agosto (segunda).

O Consulado do Brasil em Boston disponibilizou o email cultural.boston@itamaraty.gov.br para consultas sobre as Olimpíadas de Português como Língua de Herança.