Cidades com baixo risco de Covid-19 avançam em plano de reabertura em Massachusetts

Governador Charlie Baker em imagem de arquivo

BOSTON – As cidades com baixo risco de contaminação para o coronavírus em Massachusetts entram hoje na segunda etapa da fase 3, a penúltima do plano de reabertura econômica de Estado que só alcança o novo normal quando uma vacina contra o Covid-19 estiver disponível.

A partir dessa segunda-feira, 5, espaços internos e externos podem receber até 50% da capacidade de público ou até 250 pessoas, incluindo atividades recreativas para crianças, pistas de skate, academias, museus, bibliotecas e escolas de direção e voo.

As cabines para experimentar roupas podem ser reativadas nos municípios que estejam fora da área de risco – quando a incidência de Covid-19 é mais de oito casos por 100 mil habitantes em um período de 14 dias –  por pelo menos três semanas.

Nessa lógica, 29 comunidades não avançam. De acordo com os dados da Secretária de Saúde, atualizados todas as quartas-feira, Attleboro, Avon, Boston, Chelsea, Dedham, Dracut, Everett, Framingham, Haverhill, Holliston, Lawrence, Lowell, Lynn, Lynnfield, Marlborough, Methuen, Middleton, Monson, Nantucket, New Bedford, North Andover, Plainville, Revere, Saugus, Springfield, Tyngsborough, Winthrop, Worcester e Wrentham devem ser mantidas na primeira etapa da fase 3.

As autoridades ressaltam, entretanto, que o limite para reuniões internas permanece no máximo de 25 pessoas em todas as comunidades. Encontros ao ar livre em residências e jardins privados também mantêm o limite de 50 indivíduos.

Já festas públicas ao ar livre nos municípios fora da faixa vermelha estão autorizados a reunir até 100 pessoas. As outras devem respeitar o limite anterior de 50.

O governador Charlie Baker reconheceu a dificuldade de controle diante do trânsito de pessoas entre uma comunidade e outra. “Estamos monitorando de perto e pedimos que a população siga à risca as regras de higiene e distanciamento social”, convocou o republicano.

No domingo (4), Massachusetts registrou 626 novos casos de coronavírus, o quarto dia seguindo com mais de 600 diagnótiscos, elevando o total para 132.440.

O último relatório aponta mais três mortes. Desde o início da pandemia em março, 9.295 pessoas morreram de Covid-19 no Estado.

Na MANCHETE USA, dezenas de jornalistas trabalham para levar a você as informações apuradas com mais cuidado e para cumprir sua missão de serviço público. Se quiser apoiar nosso jornalismo e ter acesso ilimitado, pode fazê-lo aqui por US$12.99 por um semestre de nossos boletins exclusivos.