Cambridge proíbe prisão de imigrantes sem carteira de motorista

CAMBRIDGE – A cidade de Cambridge, em Massachusetts, aprovou essa semana uma nova lei que proíbe policiais locais de prender imigrantes indocumentados apenas por estarem dirigindo sem carteira de motorista.

O “Decreto de Boas Vindas à Comunidade” foi aprovado por unanimidade na segunda-feira (17) e pretende “fortalecer a confiança da população de que o governo da cidade está comprometido em estabelecer limites para colaborar com os agentes de imigração”.

A medida, que vai ser adicionada ao Código Municipal de Cambridge, determina que os policiais apenas advirtam e marquem o dia da Corte para o infrator, mas não o detenha.

A inciativa acontece ao mesmo tempo que os legisladores de Massachusetts discutem a aprovação da carteira de motorista para imigrantes indocumentados no Estado, beneficiando mais 78 mil pessoas.

Leia também: Comitê aprova carteira de motorista para imigrante indocumentado em Massachusetts

Segundo o vereador Quinton Zondervan, a regra “protege a nossa comunidade de um governo federal que está fora de controle”.

Na semana passada, o Departamento de Segurança Interna anunciou o envio de agentes da Polícia de Fronteira (CBP), inclusive atiradores de elite, para reforçar as operações do Serviço de Imigração de Controle de Alfândegas (ICE) nas cidades santuário, aquelas que se recusam em manter um imigrante preso apenas com base no status imigratório.

Por outro lado, Cambridge, que foi proclamada santuário em 2017, reafirma que vai cooperar com o ICE em casos de crimes graves e quando há um mandato judicial.

*Todos os direitos autorais reservados. Para reproduzir essa matéria é obrigatório citar a fonte e incluir um link para o Manchete USA.