Bottas vence de ponta a ponta o GP da Áustria

VIENA – Tivemos que aguardar sete meses, mas dá pra dizer que valeu a pena. A falta de treinos, conhecimento dos carros e a pista exigente do Red Bull garantiram uma corrida emocionante para os fãs da Fórmula 1.

Valtteri Bottas venceu, de ponta a ponta e até que de forma tranquila, o Grande Prêmio da Áustria. Mas precisou administrar os problemas de câmbio que o Mercedes W11 apresentou desde a metade da corrida de 71 voltas.

Com Lewis Hamilton não foi diferente e ele até que tentou passar Bottas, mas o diretor técnico James Alisson foi ao rádio pedir para que os pilotos poupassem o equipamento pois havia um problema crítico no câmbio. Com isso, Hamilton desistiu de atacar seu companheiro de equipe e já estava se conformando com a segunda posição. Mas as coisas mudaram na última das três relargadas depois da entrada do Safety Car.

A Red Bull já contava com apenas um carro depois que Max Verstappen abandonou ainda no começo, na volta 11, com problemas mecânicos. Alexander Albon fazia uma corrida impressionante e já estava no pódio quando o último sinal verde foi dado. Como em uma reprise do Grande Prêmio do Brasil de 2019, Albon tentou passar Hamilton pela segunda posição e ambos se tocaram. Albon caiu para atrás do pelotão, enquanto Hamilton foi penalizado em cinco segundos. No fim, Albon abandonou com problemas mecânicos algumas voltas depois e Hamilton, que cruzou a linha de chegada na P2, caiu para fora do pódio na quarta posição.

Charles Leclerc, terceiro colocado e Lando Norris, quarto, herdaram a posição do hexacampeão. Foi o primeiro pódio de Norris na F1, e o segundo da McLaren depois do “recomeço” do ano passado.

Resultado final – Grande Prêmio da Áustria 2020 de F1:

1) Valtteri Bottas (Mercedes) 71
2) Charles Leclerc (Ferrari) 71
3) Lando Norris (McLaren/Renault) 71
4) Lewis Hamilton (Mercedes) 71
5) Carlos Sainz Jr. (McLaren/Renault) 71
6) Sergio Pérez (Racing Point/Mercedes) 71
7) Pierre Gasly (AlphaTauri/Honda) 71
8) Esteban Ocon (Renault) 71
9) A.Giovinazzi (Alfa Romeo/Ferrari) 71
10) Sebastian Vettel (Ferrari) 71
11) Nicholas Latifi (Williams/Mercedes) 71
12) Daniil Kvyat (AlphaTauri/Honda) 69
13) Alexander Albon (Red Bull/Honda) 67
OUT) Kimi Räikkönen (Alfa Romeo/Ferrari) 53
OUT) Romain Grosjean (Haas/Ferrari) 49
OUT) George Russell (Williams/Mercedes) 49
OUT) Kevin Magnussen (Haas/Ferrari) 24
OUT) Lance Stroll (Racing Point/Mercedes) 20
OUT) Daniel Ricciardo (Renault) 17
OUT) Max Verstappen (Red Bull/Honda) 11