Massachusetts reabre parcialmente a partir de hoje

BOSTON – Fábricas, obras de construção e instituições religiosas estão autorizadas a funcionar em Massachusetts a partir desta segunda-feira, 18, desde que sigam as regras de distanciamento social para conter a propagação do coronavírus, anunciou o governador Charlie Baker durante entrevista coletiva.

“O período e detalhes das fases são flexíveis e podem variar de acordo com a evolução dos números da doença”, ressaltou o republicano que prevês três semanas para cada etapa. “Entretanto, se houver índice de alta no contágio em negócios reativados, eles podem voltar a fechar e podemos retroceder”, acrescentou ao falar sobre o plano de quatro fases definidas como Start (Início), Cautious (Cautelosa), Vigilant (Vigilante) e New Normal (Novo Normal).

Leia também: Reabertura de Massachusetts vai ter quatro fases, diz governador

Os negócios essenciais continuam trabalhando de acordo com as exigências do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC), enquanto que fábricas, obras de construção e organizações religiosas têm uma semana para se adaptar às novas normas de funcionamento após quase dois meses suspensos.

Leia também: Governador de Massachusetts determina fechamento de serviços não essenciais a partir desta terça-feira

No plano de Massachusetts, as igrejas podem realizar celebrações com até 40% da capacidade de lotação, mas a recomendação é fazer enventos ao ar livre.

Phased approach and reopening summary plan (I)

 

Na próxima segunda-feira (25) outros negócios vão ser incorporados na fase Start:

  • Laboratórios e centros de pesquisa;
  • Escritórios, exceto na cidade de Boston que só reabrem em 1 de junho: é altamente recomendável permitir que os funcionários trabalhem de casa uma vez que apenas 25% da força de trabalho pode ser retomada nestes locais;
  • Salões de cabeleireiro e barbeiros: apenas por agendamento. Spas e serviços de manicure só serão autorizados na próxima etapa (Cautelosa);
  • Tosa de animais: apenas por agendamento;
  • Lavagem de carros: apenas lavagem exterior;
  • Atividades ao ar livre: com o limite máximo de dez pessoas, distanciamento entre indivíduos de 6 pés (quase dois metros) e utilização de equipamentos individuais.
  • Provedores de saúde – como clínicas de saúde, dentistas e oftalmologistas – podem oferecer cuidados pediátrico e preventivo, além de tratamento para pacientes de alto risco;
  • Varejo: atendimento remoto e captação na ala externa;
  • Praias, parques, cinema drive-in, zoológico e áreas esportivas.

Phased approach and reopening summary plan (II)

As diretrizes do plano de Baker enfatizam que o uso de máscaras continua obrigatório em locais públicos e mesmo ao ar livre quando não é possível manter o distanciamento social de quase dois metros entre os indivíduos.

O governo não exige a apresentação do plano de implementação das medidas de cuidado conforme a orientação do Estado, mas  os empresários devem tê-lo em mãos quando receber a visita de um fiscal nos próximos dias.

De acordo com o Departamento de Saúde, Massachusetts registrava até esse domingo (16) 86.010 casos de coronavírus confirmados, 5.797 mortes.

Se os números seguirem uma linha decrescente, a etapa Cautelosa deve começar no dia 8 de junho.

*Todos os direitos autorais reservados. Para reproduzir essa matéria é obrigatório citar a fonte e incluir um link para o Portal Manchete USA.
Gostou da nossa matéria? Clique aqui para assinar o Boletim Manchete USA e receba mais conteúdos.